Agrupamento de Escolas da Lourinhã

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Embaixadores pela Biodiversidade

embaixadores pela biodiversidade

No Átrio A da Escola Secundária, pode ser apreciada uma enriquecedora exposição que dá a conhecer à comunidade escolar a biodiversidade litoral da região, os serviços dos ecossistemas, respetivas vulnerabilidades, riscos e potencialidades.

Esta exposição, em itinerância pelas várias escolas do concelho, integra-se na iniciativa “Embaixadores pela Biodiversidade”.

Esta exposição, em itinerância pelas várias escolas do concelho, integra-se na iniciativa “Embaixadores pela Biodiversidade”, um projeto de literacia oceânica e costeira, que decorre no âmbito da candidatura elaborada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Câmara Municipal da Lourinhã ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e é desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

O grande objetivo deste projeto é o desenvolvimento de conteúdos e ações de sensibilização para a Conservação da Natureza junto da comunidade jovem e escolar.

Desta forma, o projeto vem contribuir para o aumento da literacia sobre biodiversidade local, vem dar a conhecer a biodiversidade e tradições locais e ainda sensibilizar para comportamentos sustentáveis em meio costeiro e marinho. Fauna e Flora marinha e costeira, praias, dunas e arribas, zonas ribeirinhas e estuários, zona intertidal e poças de maré, pescas e tradições associadas e ainda biodiversidade pré-histórica (Paleontologia) são outros temas abordados, de enorme interesse local.

A concretização dos objetivos deste projeto passa por diversas ações. Para além da exposição, foi elaborado um Projeto Educativo, de forma a integrar em contexto escolar a educação ambiental definida. Com este fim, foi realizado um seminário subordinado ao tema “CONHECER PARA PRESERVAR A BIODIVERSIDADE LOCAL - Promoção da Literacia Oceânica e Costeira”, na Escola Secundária, no dia 20 de janeiro.

Realizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, este seminário teve como objetivo levar os participantes (da comunidade Torriense e Lourinhanense, nomeadamente, professores, educadores, alunos de secundário e ensino superior) a refletir sobre a temática do património natural, cultural e histórico dos ecossistemas locais da Rede Natura 2000, da sua preservação e conservação, nomeadamente, os ecossistemas costeiros e marinhos da região. Dotando os participantes com novos conhecimentos sobre a biodiversidade local, pretendeu este evento capacitá-los para passarem o testemunho a outros membros da comunidade, contribuindo assim para a alteração de comportamentos e para a diminuição do impacte ambiental das suas ações sobre o meio que os rodeia, ajudando ativamente na conservação dos recursos naturais.

Uma terceira ação do “Embaixadores pela Biodiversidade” é um conjunto de concursos subordinados ao tema em estudo, diferenciados conforme o público-alvo, desde o pré-escolar ao secundário, sendo que toda a informação pode ser consultada no site https://em-bio.wixsite.com/embio/concursos.

O projeto “Embaixadores pela Biodiversidade”, com este conjunto de ações, espera conseguir a formação de cidadãos participativos e responsáveis, a capacitação agentes de mudança e a participação ativa da comunidade local na proteção da biodiversidade local.

 

Oferta Formativa 2018/19

oferta1819

Newsletter

Newsletter de janeiro

ARQUIVO

Novos Olhares

Novos Olhares - dezembro 2018

ARQUIVO

desp_escolar

Associação de Pais

associação de pais

mapa do site

contactos

facebook

Webmail da ES da Lourinhã

Moodle da ES da Lourinhã

SICAE
© janeiro de 2018, Agrupamento de Escolas da Lourinhã