Agrupamento de Escolas da Lourinhã

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Agrupamento Região Enquadramento Climático
Get the Flash Player to see this player.
Índice do artigo
Enquadramento Climático
Elementos Climáticos
Temperatura, Precipitação, Vento e outros
Todas as páginas

Enquadramento Climático

A posição geográfica de Portugal, expressa pela latitude e longitude, e pela sua localização relativamente ao oceano, na fronteira leste do Atlântico, assim como as orientações dominantes da linha de costa, explicam algumas das particularidades do seu clima. Situa-se na margem meridional da zona temperada norte, onde a atmosfera sofre um escoamento generalizado de oeste para este, associado ao deslocamento dos sistemas frontais, encontrando-se no limite setentrional da zona das altas pressões subtropicais.

É a sua posição latitudinal que cria a oposição fundamental entre o Verão seco e o Inverno chuvoso. Quando a faixa percorrida pelas depressões da frente polar se desloca para norte durante o Verão, é a zona das altas pressões subtropicais que cobre a Península Ibérica e o Atlântico próximo. No Inverno, a descida em latitude destes dois conjuntos, deixa Portugal sob a influência das frentes polares. O clima da área geográfica da Lourinhã, segundo os dados termopluviométricos das estações meteorológicas do Cabo Carvoeiro, Pragança e Torres Vedras, evidencia um contraste entre o Verão seco e o Inverno chuvoso, consequência da deslocação em latitude das altas pressões subtropicais e das frentes polares.
O clima da Lourinhã é caracterizado por fracas amplitudes térmicas anuais (Verão fresco a moderado e um Inverno tépido a moderado), precipitação moderada, humidade relativa elevada, com nevoeiros frequentes durante as manhãs de Verão. Só muito raramente a região é atingida pelas vagas de calor continental. Com uma temperatura média anual de cerca de 15ºC, o mês de Janeiro é o mês mais frio, com uma temperatura média de 10ºC, sendo os meses de Julho e Agosto os mais quentes, com temperaturas médias de 20ºC. Os valores médios de precipitação anual são próximos dos 750 mm, com um a dois meses secos.
A área geográfica do concelho da Lourinhã apresenta, tal como todo o litoral norte e centro de Portugal Continental, as características de um clima temperado mediterrânico de feição atlântica.
A proximidade do oceano confere a estas regiões características particulares que permitem considerar um subtipo climático – Atlântico setentrional – exercendo um efeito moderador da temperatura nas terras do litoral e, ao mesmo tempo, conferindo-lhes humidade atmosférica.

 

 O clima de Portugal. Enquadramento na Diversidade Climática de Portugal Continental


 

mapa do site

contactos

facebook

Webmail da ES da Lourinhã

Moodle da ES da Lourinhã

SICAE
© janeiro de 2018, Agrupamento de Escolas da Lourinhã