Níveis de Ensino

scroll down 

Pré-Escolar

A Educação Pré-escolar elege a criança como foco central da sua ação. Considerando-a simultaneamente sujeito e agente do processo educativo, os Educadores do AEL procuram desenvolver um trabalho de excelência, assente numa relação estreita e de continuidade com as famílias e a comunidade. Valorizando as experiências de cada criança, as suas competências únicas e saberes e atribuindo-lhe um papel dinâmico na construção do seu conhecimento, os nossos Jardins de Infância motivam cada criança a potenciar todas as suas capacidades. Neste processo, as áreas de conteúdos são trabalhadas de forma integrada através da abordagem de temáticas ou do desenvolvimento de projetos. A Formação Pessoal, o Conhecimento do Mundo e a Expressão/Comunicação, através de atividades motoras, dramáticas, plásticas ou musicais, são as áreas que diariamente são trabalhadas pelas nossas crianças e que as acompanham no seu crescimento. Paralelamente, as instalações adequadas e apelativas, a dedicação dos recursos humanos e os afetos presentes em cada Jardim de Infância proporcionam um ambiente familiar, de acolhimento e integração, decisivos para a felicidade das nossas crianças. Desta forma, é nossa prioridade oferecer-lhes a educação de qualidade a que todas têm direito.

1º Ciclo

A entrada no 1º Ciclo é um momento fundamental e uma nova etapa na vida das crianças e das suas famílias. A aprendizagem da leitura e da escrita proporcionam-lhes todo um mundo de possibilidades extraordinárias que, juntamente com as restantes áreas disciplinares, garantem à criança o início de uma aventura pelo mundo do conhecimento e, simultaneamente, o desenvolvimento de competências em termos de autonomia e responsabilidade. As nossas escolas proporcionam às nossas crianças ambientes de aprendizagem estimulantes e desafiadores das suas capacidades, sem descurar os afetos e as vivências emocionais, determinantes para a sua felicidade e para a sua realização pessoal. Procuramos assim que cada aluno se sinta acolhido, integrado e feliz. Neste sentido, todas as áreas disciplinares do currículo - Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressão Motora, Expressão Musical e Expressão Plástica - são planeadas de forma articulada entre os professores e complementadas com um plano de atividades diversificado, criativo e adequado à concretização de aprendizagens significativas.

2º Ciclo

A passagem para o 2º Ciclo constitui mais um momento novo e importante na vida das nossas crianças, na medida em que assinala a passagem de um sistema de monodocência para uma diversidade de docentes e para uma organização completamente distinta do tempo escolar e das áreas curriculares disciplinares. Consciente de uma grande mudança no seu quotidiano escolar e experimentando a ansiedade daí resultante, a criança sente necessidade de ser acompanhada e protegida. Na nossa escola, graças às diversas valências humanas, serviços e espaços, cada criança encontrará o ambiente familiar e acolhedor que lhe proporcionará a sensação de segurança que deseja. Neste momento das suas vidas, caracterizado também por significativas mudanças a nível físico, emotivo e cognitivo, entre outras, os alunos encontram, nos seus docentes e restantes recursos humanos, a palavra, o gesto e a ação que os apoiam e orientam no seu percurso de aprendizagem e de vida. Tendo como foco o desenvolvimento integral de cada um, para além da aquisição de conhecimentos, cada aluno é estimulado a desenvolver competências pessoais e de cidadania - saber ser, saber estar e saber fazer. Para garantir a adequação dos métodos e abordagens a cada aluno, o projeto da Flexibilidade Curricular é determinante de modo a que todos alcancem o Perfil desejado à Saída da Escolaridade Obrigatória.

3º Ciclo

O 3º Ciclo corresponde temporalmente à entrada na adolescência, altura em que, a par das transformações físicas e psicológicas experienciadas de forma mais intensa, cada jovem começa a ensaiar os primeiros passos da sua autonomia relativamente à família, procura perceber a sua própria identidade e começa a questionar-se sobre o seu futuro académico e profissional. A escola assume plenamente a sua missão relativamente a cada jovem, garantindo-lhe, por um lado, o acesso ao conhecimento e, por outro, o desenvolvimento das competências pessoais e sociais que lhe permitam definir as suas opções, programar e cumprir o seu percurso académico/profissional. A planificação interdisciplinar, as práticas pedagógicas diversificadas e inovadoras, os inúmeros projetos em parceria com entidades externas nacionais e internacionais, os enriquecedores projetos internos, o apoio na orientação vocacional, o diálogo constante com os pais e encarregados de educação, entre outros, constituem-se como opções essenciais para consecução do compromisso que a escola assume para com cada aluno.

Secundário

O Ensino Secundário surge como a etapa final do percurso pela escolaridade obrigatória e marca especialmente os jovens a caminho de uma maturidade que a vida ativa lhes imporá muito brevemente. Neste sentido, a nossa escola oferece-lhes duas opções: um percurso profissionalizante que tanto os encaminhará para o mundo do trabalho no final do terceiro ano como lhes proporcionará o acesso ao ensino superior, caso venham a reorientar a sua formação; um percurso pela área científico-humanística, mais vocacionado para quem projeta desde logo a continuidade dos seus estudos. Em ambas as opções, os alunos encontrarão uma equipa empenhada que os acolhe, proporcionando-lhes um ambiente de familiaridade, que é já traço distintivo da escola, que simultaneamente os acompanha por um percurso de formação caracterizado pela exigência e rigor, que lhes permitirá incrementar conhecimentos, desenvolver competências e capacidades, pensar atitudes e valores. O sucesso dos nossos alunos, preocupação magna da escola, ganha expressão através dos seus excelentes resultados no acesso ao ensino superior, das não raras notícias relativas ao seu êxito no percurso académico escolhido, das suas vitórias profissionais… É por eles que lutamos, que nos reinventamos constantemente e são eles que, acreditando nos seus sonhos, oferecem à escola e a todos a possibilidade de olhar o mundo e o futuro com esperança.

Ensino de Adultos

O Centro Qualifica da Lourinhã tem como missão apoiar sobretudo adultos na identificação de respostas educativas e formativas, atendendo às ofertas disponíveis e tendo em conta também as necessidades do mundo do trabalho e das suas expetativas pessoais. O trabalho incide sobretudo no acolhimento, no diagnóstico, na informação, na orientação e no encaminhamento, no reconhecimento, na certificação e na validação de competências e formação. Neste sentido, o Centro Qualifica deve apoiar as pessoas (dando a conhecer o Catálogo Nacional para a Qualificação), visando dar seguimento ao seu percurso de qualificação (através de aprendizagens formais e informais) e construindo pontes entre o mundo da educação, da formação e do emprego, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Desta forma, procura-se, através de práticas de orientação em vários momentos e contextos de vida, ajudar a clarificar expetativas profissionais e definir projetos de qualificação e desenvolvimento pessoal/profissional.

AGRUPAMENTO DE ECOLAS DA LOURINHÃ

Sede na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado

 

Vale de Geões, Apartado 13

2534-909 Lourinhã

 

261 416 950

261 416 958